Matrix
No filme Matrix 1 existe uma cena na qual Neo e Morpheus caminham por uma rua em um programa de computador que simula a Matrix e no transcorrer da cena uma linda mulher num vestido vermelho passa por eles, chamando imediatamente a atenção de Neo que vira a cabeça para olhá-la, quando volta seu olhar para frente é recebido pelo cano da arma de um Agente apontada para seu rosto. A realidade é então congelada e lhe é dito algo importantíssimo para a trama da obra e que retrata fielmente nosso planeta hoje: "TODOS QUE ESTÃO DENTRO DA MATRIX SÃO UM AGENTE EM POTENCIAL".
Os Agentes são programas de computador com uma consciência grande o suficiente para monitorarem e controlarem muita coisa dentro da Matrix, sendo assim, quando um humano vê algo que lhes interessa, eles podem simplesmente teleportarem-se para o local onde esta pessoa se encontra tomando seu corpo, subvertendo as leis do programa e matando essa pessoa para realizarem seus intentos de manteneção do sistema.
Pois bem, a questão em nossa realidade (que não fica devendo em nada para a Matrix do filme) é literalmente a mesma.
Em cerca de 7 bilhões de humanos, com uma maioria avassaladora de seres involuídos e que se recusam ferozmente a crescer, praticamente todos são Agentes servindo ao sistema demoníaco que reina aqui, salvo raríssimas exceções daqueles que se ILUMINARAM ou ao menos estão trabalhando para isso.
Como já foi explicado no texto sobre entropia "mente vazia oficina do Diabo", resume bem isso.
A maioria das coisas em nosso planeta (metade manicômio e metade prisão) é doentia e voltada para o negativo, não tomar as rédeas da própria vida (mente) e agir como um zumbi, racionalizando, jogando a responsabilidade nas costas de Deus e gastando todas suas energias para manter o estado horrível em que se encontra sua vida, numa desconfortável zona de conforto faz com que a pessoa seja usada constantemente pelo "lado negro da força" pois é mais um gado no rebanho.
A menos que se esteja FORA DA MATRIX, isso quer dizer liberto, iluminado, já consciente da realidade última do universo, que já tenha parado de criar doença, pobreza e conflitos para sua própria vida e tenha alcançado a felicidade, nada poderá ser feito.
Os governos mudam apenas para pior pois o que entra também é um negativo que se recusa a enxergar a realidade e só busca satisfazer seus desejos egoicos.
Morpheus diz a Neo: "Eu não posso lhe falar o que é Matrix, você tem que ver".
É preciso querer ver, querer jogar fora os dramas e crenças de um paradigma doente, limitante e sair da Matrix (ser forte e lutar contra a preguiça, a bebida, a novela, o jogo de futebol, as desgraças no jornal, o falar da vida dos outros etc, e trabalhar).
Creio que neste caso o principal é QUERER DE VERDADE, isso é algo que raríssimas pessoas fazem, elas preferem pagar pra ver, viver choramingando e na maioria dos casos optam por irem ao fundo do poço. Vidas e vidas desperdiçadas por se recusar com todas as forças à LUZ e ao AMOR que são a única coisa que existe de verdade, e mesmo que alguns seres já libertos lhes transmitam isso, é mais cômodo ignorar ou mesmo atacar estas pessoas.
E nesses casos não há nada a se fazer, o que impera é o livre arbítrio, pois lhes é dado o direito de criar (já que são deuses) e lhes bastaria um sentimento para mudarem tudo, e durante esse processo angariam mais e mais sofrimento e torturas, para si e para os demais pois o sofrimento quando totalmente incompreendido gera mais sofrimento, ódio e seus correlatos.
Esse processo é algo praticamente infinito, dependendo da decisão da própria pessoa, enquanto isso o Todo (que por sua vez é infinito, também em paciência) só pode esperar. Enquando o ser contribui para o atraso de si mesmo e dos irmãos, trabalhando (consciente ou insconscientemente) para aquilo que podemos chamar, para fins didáticos, de mal.
Pense nisso!