SEJA BEM-VINDO AO

Trocando ideias - Eldy Batista

Diálogos, Mensagens e Reflexões

A história é escrita por quem a escreve!

   Duas premissas básicas devem ser compreendidas para que possamos pensar com clareza sobre esse assunto. 
   O primeiro é que EXISTEM DOIS TIPOS DE HISTÓRIA, a história real, que diz respeito aos fatos ocorridos em todas as épocas e existe a história que foi escrita, PASSADA ADIANTE para as pessoas.
   O segundo é que as pessoas que você conhece e vê nesse planeta são, em sua imensa maioria, possuidoras de ódio, inveja, carência, medos, conflitos, maldades e diversos outros tipos de DOENÇAS MENTAIS, o que se reflete logicamente, em tudo aquilo que fazem.
   Pois bem, pensemos um pouco então, ocorre um fato importante em algum momento e este fato é registrado por pessoas que vivem nessa época, e é passado aos demais, também por essas pessoas.           Agora atentemos para um detalhe, essas pessoas que contam a história NÃO SÃO LIVRES, NÃO SÃO COMPLETAMENTE SÃS, NÃO SÃO ISENTAS DE INTERESSES E MALDADES, MEDO... , sendo assim o que propagam não pode ser entendido como verdade absoluta. 
   Qualquer um que ainda não é capaz de entender isso basta se lembrar da brincadeira "telefone sem fio" onde se vai contando a mesma coisa para várias pessoas secretamente, a história não precisa passar por muitas pra que já se encontre totalmente diferente do original.
   Acreditar no que se lê nos livros de história sem fazer um questionamento sincero sobre o que está sendo dito é, no mínimo ingênuo, pra não dizer que é muita burrice e preguiça de pensar, (é muito fácil acreditar e continuo fingindo em minha mente que este mundo é o paraíso).
   Citarei apenas alguns exemplos para elucidar o grau de alienação da maioria das pessoas.
   Três mil e trezentos anos atrás um faraó chamado AKHENATON existiu no Egito e estudando sobre sua vida e obra encontramos historiadores dizendo que ele deveria ser doente pois os desenhos artísticos feitos sobre sua pessoa eram exarcebados e com detalhes que o tornavam diferente das pessoas normais, também foi dito que ele adorava o Sol e queria impor isso para as pessoas, entre outras coisas. 
   Na verdade seus quadros possuiam um cunho artístico, são como qualquer outra obra de arte que se utilize de recursos próprios do universo da arte e da pintura para reproduzir como o artista vê e sente o que pinta e não pode ser entendido como algo literal; o outro fato aqui é que ele não adorava o sol, ele fez o possível para transmitir a mensagem que só existe UMA ÚNICA CONSCIÊNCIA QUE É TUDO e não o sol, que todos merecem ser tratados com dignidade e respeito e para isso até construiu uma cidade modelo onde todos tinham acesso à cultura, educação, saúde e tudo de positivo. Porém, como no resto dos casos através da história, tudo que havia de maligno por aqui se uniu para que ele, sua cidade e seu povo fossem aniquilados cruelmente e sua mensagem deteriorada.

   Para que o texto não se alongue demais vou citar apenas mais um caso, a maior pérola de todas pra mim, O DESCOBRIMENTO DO BRASIL. 
   Trata-se do cúmulo da ignorância e retardadisse mental mas ainda se ensina isso na escola. 
   O Brasil foi descoberto, simples, viramos a página e passamos para outro assunto. Agora eu pergunto, como alguém com um cérebro funcionando perfeitamente pode entender que um país com um povo local (índios) vivendo sua vida normalmente, é invadido, as pessoas são mortas, escravizadas, estupradas etc, e não parar pra pensar mais nada sobre isso, achar que o país foi descoberto por invasores? 
   Os humanos precisam parar de ser "vagabundos mentais" e quererem aprender, questionar e mudar a realidade em que vivem pois ninguém mais fará isso por eles. É preciso não só reproduzir o que está escrito nos livros, ISTO É UMA LEITURA MORTA, ou se reflete, questiona e evolui com o que é visto sobre a história ou é melhor ficar batendo a cabeça na parede, correndo de um lado pro outro ou qualquer outra idiotice do tipo, DEVEMOS BUSCAR A VERDADE POR TRÁS DO QUE É DITO, em tudo e em todos.        Possuímos um radar para reconhecer a verdade, falta apenas usá-lo.
   Portanto, de agora em diante faça com que sua leitura de livros, filmes ou qualquer outra forma de expressão ganhem vida através de interpretações e questionamentos sinceros que contribuam para o seu crescimento e evolução. 
   Aquilo que se ensina na escola está debaixo de um sistema de dominação e ainda vai levar um tempo enorme para que se mude algo nesse sentido. 
   Vendo as coisas por esse prisma, é tudo com você mesmo, a sua história não existe e não vai existir a menos que a escreva. Isso pode ser feito de uma forma medíocre ou grandiosa, simples ou rica em detalhes, com uma letra esfarrapada ou linda, não importa para ninguém além de você.
   Para finalizar, gostaria de dizer que temos chance de escrevemos melhor nossa história atual quando conhecemos a passada pois dessa forma torna-se desnescessário cair em um abismo sabendo que isso já foi feito por um de nossos antepassados.

    Pense nisso!

Share this:

SobreMim

Ola! Sou Eldy de Oliveira Batista, professor de língua portuguesa, educação física, Kung Fu Wushu do qual também sou atleta, massoterapeuta com formação em medicina chinesa, escritor e pesquisador de todo tipo de conhecimento, como física, psicologia, filosofia entre outras que possam contribuir para minha compreensão da metafísica universal, evolução própria e de todos os demais seres!

JOIN CONVERSATION

8 comentários:

  1. Concordo contigo ao dizer que é no mínimo inocente a pessoa que crer verdadeiramente no que é relatado nos livros de história, por exemplo. É preciso que as pessoas desenvolvam um olhar crítico para tudo que as rodeia, deixando de ser passivas diante das informações que recebem.
    Acredito que essa sua reflexão vá de encontro a um texto bastante significativo para mim. Tive contato com ele durante uma aula de história há alguns anos atrás. Não sei se a professora tinha real noção dos objetivos ao propor sua leitura, mas acredito que aquele momento tinha sido "orquestrado" por algo ou alguém superior a ela.
    Vamos ao texto.
    PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ
    Bertold Brechet
    Quem construiu a Tebas das sete portas?
    Nos livros constam nomes de reis.
    Arrastaram eles os blocos de pedra?
    E a Babilônia, várias vezes destruída?
    Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os operários?
    Para onde foram os pedreiros, na noite em que a muralha da China ficou pronta?
    A grande Roma está cheira de Arcos do Triunfo.
    Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os Césares?
    A decantada Bizâncio tinha somente palácios para seus habitantes?
    Mesmo na lendária Atlântida
    Os que se afogaram gritaram por seus escravos
    Na noite em que o mar os tragou.
    O jovem Alexandre conquistou a Índia, Sozinho?
    Cezar derrotou os gauleses .
    Não levava sequer um cozinheiro?
    Felipe da Espanha chorou, quando sua armada
    Naufragou. Ninguém mais chorou?
    Frederico II venceu a guerra dos sete anos. Quem venceu além dele?
    Cada página uma vitória.
    Quem cozinhava o banquete?
    A cada dez anos um grande homem.
    Quem pagava a conta?
    Tantas histórias.
    Tantas questões.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse texto, fenomenal, obrigado por compartilhá-lo. Tem tudo a ver mesmo, tenso como ninguém para pra pensar né!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei surpreso com a quantidade de julgamentos que VOCÊ faz: o que é real e, portanto, o que é irreal; pessoas doentes e pessoas saudáveis; pessoas livre e pessoas presas; verdade absoluta e verdade relativa (ou mentira); ingênuo, burro e preguiçoso; fingimento; grau de alienação da maioria das pessoas...
    Enfim, VOCÊ julga as pessoas e diz o que é a "verdade absoluta". E por que você as julga? E como VOCÊ sabe a verdade absoluta?
    Quando julgamos alguém, colocamos valores que nos são importante na outra pessoa: "ela é má" pelo padrão de maldade que EU determino. Eu ignoro todos os valores dela, imponho os meus como se esses valores guisassem aquela pessoa e assim, sabendo o que eu sei, julgo ela pelo que ela deixou de fazer.
    Simplesmente julgando aquilo que é diferente, atropela-se os outros, não os olha, não os entende (assim como os invasores fizeram na América). Dizendo e impondo o que é "certo", repete-se o discurso e as ações daqueles que massacram (Akhenaton vivia sobre a escravidão de milhares de seres humanos).

    Julgando, costumamos não entender; sem compreender torna-se impossível transformar.

    Sei lá, pra trocar ideias...
    Um Abraço.
    Victor.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por sua colocação Victor, fiquei feliz por compartilhar suas palavras. Deixa eu ver... a ideia não é de forma alguma julgar ou decretar coisas mas sim fazer refletir, é claro que não me refiro a todas as pessoas, mas infelizmente a enorme maioria esta debaixo de uma matrix muito poderosa que as faz se manterem em situações miseráveis em todos os sentidos e além da dificuldade que existe para se enxergar isso ainda existe a zona de conforto. Entendo que precisa haver uma verdadeira revolução na mente das pessoas e em alguns casos palavras mais fortes descrevem melhor a situação e chamam mais a atenção, como um "tapa na cara". Só pra finalizar, eu acredito nas pessoas, acredito no bem e no amor mas a vontade para isso tem que ser muito grande em todos e acho que não me importo se algumas vezes as pessoas sentirem raiva de mim se isso servir pra que elas reflitam sobre algo e cresçam porque só assim vão conseguir tirar suas próprias conclusões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que suas provocações são direcionadas para uma reflexão, porém essa idéia de que os OUTROS estão "debaixo de uma matrix" impede, às vezes, de reconhecermos os nossos limites e a nossa "matrix". Sobre essa estrutura de argumentação que você cria é muito simples retrucar com os mesmos argumentos: "na verdade, meu caro, o alienado é você"!
      Então, ao invés de acusar o outro, como fizeram os colonizadores europeus, por que não criamos condições para que os OUTROS possam dar conta da realidade? Eu sei que "criar condições" é muito mais difícil e não pode ser feito individualmente, sozinho, mas talvez só assim as pessoas poderão lhe ouvir.
      Não adianta dar um livro se a pessoa não sabe ler, né não?!

      Excluir
  5. Ah sim, mais uma coisa, me perguntou como sei a verdade absoluta, não sei, absoluta é mais pro todo mesmo, mas posso dizer que tenho acesso a tudo, toda informação pode ser acessada e existe uma pessoa capaz disso: http://www.heliocouto.com/
    Quem tiver interesse entre neste site para obter mais informações, abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, quando falo as pessoas e etc não quer dizer q todo mundo é zuado e só eu não, talvez soe um pouco arrogante pra vc mas não é essa a ideia. Existe a realidade do universo, que é algo extremamente, inimaginavelmente complexa, e existe o que as pessoas comuns enxergam dela, praticamente todos os humanos apenas 10% desta aqui. Isto aqui é um tipo de matrix, tudo é feito pra manter a ignorância, alienar e amedrontar cada vez mais, assim é fácil de se dominar um povo. Quando se estuda, se expande a consciência etc, temos mais capacidade de enxergar além, e tem q ser sempre alguém que consegue ver um pouco mais, que ja está pelo menos em parte, fora da matrix, que pode falar algo pra ajudar. Eu tbm entendo que todos tem mtas dificuldades e limitações, mas o universo é um lugar q se pedir a porta abre, quando o discípulo esta pronto o mestre aparece, acho q ja deve ter visto algo do gênero. Não posso dialogar nesse paradigma distorcido, o universo não é assim, a ideia é dar condiçoes para as pessoas mudarem, mas a questão é q a condição primordial está na mente e no livre arbítrio de cada um, se não querer muito não vai. Esse mundo tem q mudar, e não é passando a mão na cabeça de ninguém q isso vai acontecer, sinto mto, posso dar aulas, cursos, fazer atendimentos, mas sempre cai no mesmo, é cada um. O universo é feito assim, sua essencia é algo como "faça sua parte e eu te ajudarei", livre arbítrio, só q ta foda, muito sofrimento, ignorância etc, isso não vai continuar eternamente, existe uma agenda universal pra tudo, e talvez vc esteja subestimando um pouco as pessoas, todos temos um radar pra verdade, certo e errado etc, (nós somos responsáveis por esse mundo e por transformarmos as coisas) e também por nossa própria evolução.

    Se voce sai correndo com o farol aberto pros carros vem um e te atropela, aí voce diz que não sabia das leis de trânsito (e que porra voce fez a vida toda que nunca aprendeu isso?) é uma lei do lugar onde vivemos, não estudou, não quis saber e não aprendeu deu em sofrimento, o universo todo é assim, do contrário não haveria ninguém sofrendo, com câncer, aleijado, cego, pobre, em guerra, fome etc, se as pessoas fossem tão incapazes assim o universo as pouparia e isso não acontece, a pior coisa q podemos fazer é fugir da realidade, abraço!

    ResponderExcluir