O maior erro que você pode cometer
Quando alguém contrata um serviço ou adquire um produto, o que essa pessoa mais espera é que este produto ou serviço lhe atenda bem, entregando uma experiência e resultados satisfatórios.
Em minha experiência como terapeuta no entanto, e por mais irônico que isso possa parecer, meu maior desafio é entregar resultados rápidos e eficientes para o meu cliente.
Quando adquirimos um novo aparelho celular por exemplo, não existe dificuldade alguma em querermos que ele funcione maravilhosamente bem, seus aplicativos, sincronização com o wi-fi, conectividade etc. Quando isso acontece (e na maioria das vezes acontece) não existe desconforto algum além do trabalho inicial de instalação e configuração do mesmo, porém, quando se trata de nós mesmos, quando a necessidade e busca por resultados diz respeito a qualificação e crescimento pessoais a história costuma ser outra, mesmo que a maioria das pessoas diga o contrário quando indagada a esse respeito.
Se perguntarmos a alguém algo do tipo:
Você quer evoluir, soltar crenças limitantes e alçar novos degraus em sua vida financeira e saúde? Por exemplo, a resposta quase sempre será um enfático "Sim". Porém na prática isso se apresenta raríssimas vezes pois existe aí um fator determinante a ser levado em consideração que é o ego da pessoa.
É preciso entender uma coisa fundamental, um dos desejos básicos do ego de qualquer ser, ele quer CONFORTO e em um processo terapêutico não existe espaço para esse tipo de sentimento.
Ninguém encontrará facilidade quando passou anos como obeso/a e decide mudar seus hábitos alimentares e praticar atividades físicas, será certamente, uma tortura no início, será preciso vencer a preguiça, dores físicas, autossabotagens, zona de conforto etc etc.
Quando levamos esse desafio para um trabalho terapêutico sério, que dará resultados inevitavelmente, isso é exponenciado grandemente e os desafios são maiores.
Por isso que, popularmente dizemos que "quando se toca na ferida" a pessoa vai embora.
Uma mudança de perspectiva que fará toda a diferença nesse caso é a pessoa compreender e aceitar que a DERROTA É UMA VITÓRIA nesses casos
Precisamos ser gratos aos golpes e prensas que a vida nos dá para que cresçamos.
É como um atleta, se um especialista no esporte que pratica lhe diz que está muito ruim e precisa treinar isso e aquilo para melhorar e ele coloca seu ego em primeiro lugar, o único prejudicado será ele mesmo, é ele quem será vencido quando o campeonato chegar. É preciso entender que é você com o universo, sempre foi e sempre vai ser e que o desconforto, o medo e a vaidade, são seus melhores termômetros no caminho de evolução em todos os sentidos.
Pense nisso!