SEJA BEM-VINDO AO

Trocando ideias - Eldy Batista

Diálogos, Mensagens e Reflexões

Aquele que menos tem é o que mais mostra

 Você certamente já ouviu de alguém a expressão: "Fulano é mesmo um livro aberto". Seja uma referência feita a uma determinada pessoa, situação ou mesmo expressão que denuncie mais do que era esperado por parte do autor, o sentido permanece o mesmo, a possibilidade de uma outra pessoa fazer uma leitura que seja capaz de decifrar uma quantidade considerável ou significativa de informações acerca de outrem.
 Quanto mais algum elemento (o mesmo valendo para um ser), se apresenta em uma manifestação simples, menos elementos, ângulos de visão, capacidade e energia são necessários para se fazer uma análise satisfatória desse elemento.
 Se alguém lhe pedisse para fazer uma análise detalhada, acompanhada de uma minuciosa descrição, de uma bolinha de papel e de um reator de fissão nuclear, a primeira certamente exigiria menos esforço para ser esmiuçado e mesmo explicado.
 A analogia decorrente deste fato, a divagação capaz de expandir esse pensamento para praticamente tudo o que existe, nos leva, inevitavelmente, a pensar no ser humano e em suas miríades de interações, cuja qualidade se deva, em sua maior parte no planeta Terra hoje, ao fator capacidade e complexidade, em outras palavras, "o que você tem a oferecer?".
 É notório, independentemente dos possíveis méritos que possam existir em cada uma das existências (lembrando que não é a isto que me atenho nesta singela reflexão), que quando nos deparamos com uma pessoa simplória demais (imaginemos aqui os âmbitos metafísico e intelectual), grande parte de suas características, formação, peculiaridades e mesmo limitações nos são reveladas quase que instantaneamente.
 Diversos especialistas e testes apontam para o fato de que a postura e gestos (comunicação não verbal em si) diz muito mais acerca do que transmitimos do que a parte verbal da coisa, porém, em certos momentos da vida, uma simples palavra pode denunciar muito mais do que se pretende. Quando a escassez de recursos se dá em todos os sentidos então, fica muitíssimo mais difícil de não se mostrar por completo sem que essa seja a intenção e mesmo de não ter isso "usado contra você" no que quer que seja.
 É comum, quando nos referimos a alguém que julguamos inteligente demais, dizer que não conseguimos "decifrar" aquela pessoa, a qual, geralmente, na maior parte do tempo se apresenta reservada, observando e ouvindo mais do que falando.
 No mito de Odin, principal deus da mitologia nórdica, este, em sua procura por sabedoria, desce até o centro da Terra em busca da fonte da sabedoria, então, frente as suas águas e lhe sendo exigido que desse algo em troca de tal tesouro, deixou como paga um olho.
 Esse é com certeza mais um entre tantos outros fascinantes apontamentos na direção do fato de que conhecimento é poder, bem como do desejo de sabedoria que ardia fervorosamente no âmago de grandes homens e mulheres da história.
 Afinal de contas, não é demonstrando de uma vez todos os seus atributos, capacidades e mistérios (e estes existindo em pouquíssima quantidade), que será capaz de conquistar o coração dos seus desejos mais ambiciosos.
 E lembre-se:
 Aquele que menos tem é o que mais mostra!

 www.EldyBatista.com.br




Share this:

SobreMim

Ola! Sou Eldy de Oliveira Batista, professor de língua portuguesa, educação física, Kung Fu Wushu do qual também sou atleta, massoterapeuta com formação em medicina chinesa, escritor e pesquisador de todo tipo de conhecimento, como física, psicologia, filosofia entre outras que possam contribuir para minha compreensão da metafísica universal, evolução própria e de todos os demais seres!

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário