SEJA BEM-VINDO AO

Trocando ideias - Eldy Batista

Diálogos, Mensagens e Reflexões

Quais são seus limites?

  Em um dos episódios da saga Dragon Ball Super, durante a luta de Goku contra Bills (que a propósito é um deus) em um dado momento, ele afirma seguramente que Goku já estaria vencido, pois seu poder só iria até ali, é então que o personagem principal ressurge das cinzas com ânimo renovado e responde seu atual oponente com uma afirmação simplesmente fantástica. 
 Goku lhe diz que mesmo um deus não pode decidir os limites de ninguém, que ele é livre para evoluir até níveis incomensuráveis e que está disposto a fazer isso.
 Isso inevitavelmente fez roçar em minha mente um ponto importante que se repetiu (e repete) grandemente ao longo das eras.
 Os humanos, em sua pequenez consciencional, capaz de enxergar apenas um ínfinitesimal vislumbre da totalidade cósmica, a qual teme enormemente, e portanto ávido em reprimir a si mesmo e aos seus semelhantes, teve uma quantidade inenarrável de ideias mirabolantes para se limitar, porém, sendo a evolução algo intrinsecamente gigantesco e avassalador, ele sentiu que precisava criar algo grande, proporcional ao poder que sua consciência rudimentar intuía. Sendo assim, muitos deles invocaram a ideia de um deus que limita, um deus que pune, um deus que joga suas próprias emanações em danações eternas.
 Durante o período renascentista (séculos XIV ao XVII) muitos humanos, revoltados contra os dogmas "religiosos" que por tanto tempo os esmagaram, desenvolveram e se apegaram a explicações e filosofias puramente materialistas, como o Iluminismo por exemplo, que os ajudavam a excluir um tão horrendo deus da equação.
 Essas filosofias foram para um outro extremo (como é comum a seres que ainda se encontram em seu engatinhar fazerem).
 Porém, apesar de todas as indas e vindas ideo(teo)lógicas dos humanos, o deus opressor e limitador ainda permanece bastante forte até os dias de hoje.
 Isso leva à pergunta chave que me motivou para que escrevesse estas simples linhas de reflexão: 
 Quem o limita? 
 Será que existe mesmo alguém capaz disso? 
 Será que um (D)deus (nesse caso podendo existir com letra maiúscula também) é capaz de limitar a evolução de algum aspecto da existência? E será mesmo que é isso o que ele faria?
 Caso a resposta a estas perguntas sejam negativas, eu convido a um questionamento final:
 Quem tem, a tanto tempo, ditado os limites da sua evolução?

Share this:

SobreMim

Ola! Sou Eldy de Oliveira Batista, professor de língua portuguesa, educação física, Kung Fu Wushu do qual também sou atleta, massoterapeuta com formação em medicina chinesa, escritor e pesquisador de todo tipo de conhecimento, como física, psicologia, filosofia entre outras que possam contribuir para minha compreensão da metafísica universal, evolução própria e de todos os demais seres!

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Excelente reflexões eldy..lerei por inteiro seu blog..grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana que se identifique as ideias e assuntos.
      Obrigado e abraço!

      Excluir